Dicas para tocar guitarra de 7 cordas

Aprenda como é fácil entender a lógica das 7 cordas

Criatividade não falta quando o assunto é guitarra e aumentando uma corda a mais, faz toda a diferença para que o universo da criação se multiplique com a diversificação de notas mais graves para tonalizar o instrumento.

Diversos guitarristas famosos têm inspirado a nova geração de músicos com essas guitarras:

Ibanez Jem Universe UV777 (Steve Vai)

Music Man JP70 (John Petrucci)

e outros consagrados como Brian Welch (Korn) e Joe Satriani.

Mas quando surgiu essa idéia de fazer guitarras de 7 cordas?

Em 1938 um prestigioso guitarrista de Jazz chamado George Van Eps se mudou para a Califórnia. Aproveitou então para ir à fabrica da Epiphone pedir que colocassem uma sétima corda em sua guitarra (uma Epiphone Masterbilt Deluxe), com o intuito conseguir maior versatilidade e criação de “Bass Lines” mais elaboradas. George Van Eps é desde então considerado o “pai” da guitarra elétrica de 7 cordas. Curiosamente, Van Eps afinava a sétima corda em Lá e não em Si como se usa na atualidade.
Em 1968 George Van Eps chega a um acordo para ser Endorser da Gretsch Guitars e assim começam a produzir o que seria a primeira guitarra eletrica de 7 cordas fabricadas em série. Esta guitarra foi colocada à venda na época à 650 Dólares e foi utilizada por outros grandes guitarristas do Jazz como Lenny Breau, John Pizzarelli e Ron Eschete.

Como tocar?

Enquanto alguns guitarristas se sentem intimidados pelo desafio que a corda extra traz, aprender a tocar uma de sete cordas pode ser tão fácil quanto aprender a tocar sua prima de seis.

Veja abaixo 7 dicas tocar guitarra de sete cordas:

1- Usando o afinador, afine a sétima corda em B.

2- Repita este passo para as outras seis cordas a fim de que sejam afinadas como uma guitarra de seis cordas comum, EADGBE.

3- Usando o dedo polegar da mão direita ou uma palheta, toque a sétima corda para sentir como ela soa.

4- Coloque o dedo indicador da mão esquerda na primeira casa da sétima corda e toque-a com a mão direita ou palheta. Isto nos dará uma idéia de como esta corda soa quando uma nota é tocada em alguma das casas.

5- Repita o passo anterior em casas diferentes por toda a corda para sentir como ela soa em cada parte do braço da guitarra.

6- Comece a estudar a escala de C iniciando na sétima corda E utilizando apenas as primeiras quatro casas.

7- Comece a estudar alguns acordes que utilizem a sétima corda. Quando você estiver familiarizado com eles, sinta-se livre para tentar outros acordes, menores ou maiores, utilizando apenas as primeiras quatro casas.

 

Login

Bem-vindo! Faça o login em sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password