Dicas para escolher captadores

Aprenda sobre cada captador e o que se adapta melhor ao seu tipo de música

Com a explosão da importação de instrumentos da China, muitas guitarras chegam ao mercado brasileiro com baixa qualidade e muitas vezes vêm com péssimos potenciômetros inadequados para os captadores.

Caso não saiba trabalhar com um soldador, o ideal é levar a sua guitarra em um luthier para que seja feita as alterações necessárias. Ele também poderá verificar se todas as ligações e o aterramento estão ok e aproveitar para fazer uma regulagem no instrumento.

A escolha de um captador é algo muito particular. Esta dica é para mostrar um caminho para que comece a sua pesquisa, sempre levando em conta suas preferências musicais, bandas e os artistas que você gosta de ouvir. Isso também ajuda na escolha do seu captador.

Nos captadores, você pode atenuar ou ressaltar as frequências que desejar em seu instrumento, ou mudar completamente o timbre, para ficar de acordo com seu estilo, mas não basta escolher pelo visual ou optar pelos os mais conhecidos. Deve-se levar em conta a sua guitarra e, acima de tudo, o seu gosto pessoal.

Como existem vários tipos de captadores, como Humbuckers, Singles, P90, entre outros, deve-se levar em conta também a guitarra a ser modificada, para saber qual é o tipo de captador que você precisa ou seja, qual é o pickup mais indicado para a sua guitarra, para lhe proporcionar o timbre que procura.

Se a sua guitarra é uma Les Paul, por exemplo, deve optar por modelos de humbucker. Um captador P90 não se encaixa em uma Les Paul originalmente montada com humbuckers. Neste caso uma opção seriam os P90 em formato de humbucker.

Guitarras com captadores single-coil permitem a instalação de humbuckers em formato de single (como o Hot Rails ou o 59 Rails), stacks (humbuckers com bobinas sobrepostas como os Noiseless da Fender, M.designed Hot Stack, etc) ou os single-coil propriamente ditos.

Muitas guitarras modelo strato hoje em dia já possuem furação universal no corpo, o que permite a instalação de qualquer tipo de captador, até mesmo humbuckers tamanho convencional. Neste caso só será necessária a troca do escudo.

Captadores para tocar sons mais pesados, como Heavy Metal

Os humbuckers convencionais possuem um timbre mais encorpado que os humbuckers em formato de single, que por sua vez possuem mais corpo que os singles. Sendo assim, procure os modelos de captadores que se adequam mais ao seu gosto musical. Para tocar estilos mais pesados, como Heavy Metal por exemplo, o ideal é procurar captadores de alto ganho.

Eles possuem alta resistência Ôhmica e podem ser produzidos com imãs em alnico (5 ou 8), onde você terá potência com mais definição sonora e brilho, ou cerâmicos, que lhe darão ainda mais ataque e ganho, podendo ter uma perda de definição.

O modelo HH777 por exemplo, possui alto ganho e mais definição que o modelo Intruder, que por sua vez possui ganho ainda maior, com mais ataque e um timbre mais grave e ríspido.

Assim, o HH777 é mais indicado para Hard Rock e Heavy Metal e o Intruder por seu timbre mais grave e sujo, além de maior potência, funciona melhor para Heavy, Death e Thrash Metal.

Exemplo de captadores de alto ganho:

Humbuckers:

DiMarzio – Evolution, Super Distortion e X2N

Malagoli – HH777, HBED, A8, Distortion, 600T e Intruder

 

Seymour Duncan – JB Model, Duncan Distortion, Invader, Parallel Axis

Captadores para tocar jazz, blues ou rock clássico

Se você pretende tocar estilos mais leves e limpos como Jazz, Blues ou Rock Clássico, os mais indicados são captadores de ganho moderado, ou vintage. Estes captadores também são muito indicados para tocar Hard Rock e Metal dos anos 70. Eles costumam ser produzidos em alnico 2 ou 5 e possuem um timbre macio, definido e cheio, como por exemplo:

Humbuckers

Gibson Classic 57, 490 e Burstbucker (todos)

Malagoli Custom 57, Custom 59 e Custom II.
P90

 

Malagoli Vintage e Custom P90
Seymour Duncan Seth Lover, Pearly Gates e 59 Model

No caso dos singles, eles são mais cristalinos com timbre limpo e brilhante, como:

Fender Custom 54 e Texas Special
Seymour Duncan SSL-1 e Five Two

Malagoli Custom 69, Custom 50, Custom Dallas e Custom Alnico Blues

Telecaster

Fender Nocaster
Malagoli Vintage Plus e Original Vintage

Existem ainda captadores que podem ser considerados de “ganho médio”, como por exemplo:

Dimarzio Paf Pro e Fred
Malagoli Paf Plus, Custom HB HOT e Custom 89

Estes captadores ficam no meio do caminho entre os modelos vintage e os de alto ganho, o que é uma ótima opção para quem precisa de um pouco mais de ganho sem fugir tanto das características de um captador de ganho moderado.

 

 

Login

Bem-vindo! Faça o login em sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password