Dica para escolher a melhor corda para a sua guitarra

Veja qual tipo de corda fica melhor para a sua tocabilidade

Um dos assuntos mais discutidos entre os guitarristas iniciantes está na questão da numeração do encordoamento. Pensando nisto o portal Guitar Shred traz algumas informações relevantes para sanar as dúvidas na hora de comprar o produto.

Cordas 0.08 – É uma corda extremante leve. São recomendáveis apenas a aqueles que não podem fazer muita força/esforço com os dedos, ou seja, tanto guitarristas inciantes, mulheres e alguns poucos guitarristas solos.  Uma grande desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Cordas 0.09 – São as mais usadas em todo o mundo. São amplamente utilizadas por guitarristas iniciantes e guitarristas solos. Possuem um bom som, com mais brilho e sua principal característica é o fato de facilitar a agilidade e velocidade na execução de técnicas como bends, arpejos, tapping entre outros. Outro motivo que leva os guitarristas a utilizarem este encordoamento é porque a tensão é menor no braço e ponte da guitarra. Bastante utilizada em guitarras com ponte Rloyd-Rose.

Cordas 0.10 – É sempre a mais indicada para os guitarristas profissionais. As cordas 0.10 proporcionam um timbre mais versátil para as guitarras e é ideal para guitarristas que gostam de um som mais pesado,  pois o som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes e bastante brilho. Os bends ainda continuam fáceis e  excelentes para execução de Power Chords (base) e variados estilos que utilizam distorção. E a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte e braço) dificilmente vai arrebentar. Também bastante utilizadas em guitarras com ponte Floyd-Rose( Ponte-Alavanca) e Stratos.

Cordas 0.11– Possui um timbr bem característico e muito bom, recheado de graves e consideradas bastante pesadas. É a mais usada em guitarras do tipo Les Paul, Stratocasters e Semi-Acústicas. E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação ( a ponte possivelmente vai ficar enclinada…). Indicada apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada. É muito usada no blues, no jazz e Rock and Roll.

Cordas 0.12 – Extremamente pesada. Não é muito recomendada para a maioria dos guitarristas. Com ele é mais fácil de empenar o braço do instrumento devido à tensão gerada. É usada apenas por guitarristas experientes, normalmente de Blues e Jazz, e com o devido acompanhamento de um Luthier. Além disso, dificulta a realização de várias técnicas e gera fadiga muscular, devido o esforço repetitivo. Mas o som, para quem as utiliza bem, é realmente perfeito, grave e encorpado, de altíssima qualidade.

Login

Bem-vindo! Faça o login em sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password